fbpx

Conhecer e amar o Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele)

O Islam está fundamentado na revelação do Alcorão e no exemplo do Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele), que foi o mensageiro da revelação. Por isso, as ciências desta religião são estudos derivados dessas duas fontes. Hoje vamos falar sobre a importância dos estudos relacionados ao amado Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele).

Tudo nesta vida tem diversas narrativas, diversas formas de interpretação, muitos pontos de vista… Então, como saber exatamente qual o melhor caminho a seguir? Como interpretar aquilo que é lido no Alcorão? Já citamos aqui o trecho corânico que diz que no Alcorão Deus revelou tudo. Então, por que estudar qualquer coisa que não o Alcorão?

“Realmente, tendes no Mensageiro de Deus um
excelente exemplo para vós – para quem tem esperança em Deus e no Último Dia, e invoca Deus com frequência.” (33:21)

Portanto, o mesmo Alcorão que revela que tudo está contido nele também revela que o Profeta Muhammad é o exemplo excelente a ser seguido. Nesse sentido, os muçulmanos, ao longo das gerações, buscam sempre nele o seu modelo de virtude, bom comportamento, discernimento e bom caráter.

Através das transmissão de hadiths foi possível reconstruir a história do Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele), a qual hoje em dia é contada em suas biografias. Várias destas já foram traduzidas para o português e, com a permissão de Deus, nós da Editora Bismillah pretendemos traduzir uma também.

Existem muitas coletâneas de hadith classificadas nos mais diversos temas, estudadas e compiladas por grandes estudiosos da religião, como o Imam Al-Nawawi, o Imam Al-Bukhari, o Imam Muslim e o Iman Al-Suyuti, entre muitos outros.

Uma coletânea que chama atenção em especial é Al-Shamail al-Muhammadiyya, do Imam Al-Tirmidhi, a tradução de cujo título seria As sublimes qualidades do Profeta Muhammad. Nela, é possível estudar de forma detalhada as qualidades do Profeta (que a paz esteja com ele), tais como narradas por seus contemporâneos. Ela é considerada um pré-requisito para entender corretamente o Islam e a vida islâmica.

O estudo aprofundado de sua vida, sua aparência, seus costumes, seus juízos e seus atos tem como o objetivo tornar o estudioso mais próximo do Profeta (que a paz esteja com ele) – alguém que o conhece, o admira e o ama.

وَمَنْ أَحْيَا سُنَّتِي فَقَدْ أَحَبَّنِي.‏ وَمَنْ أَحَبَّنِي كَانَ مَعِي فِي الْجَنَّةِ

Quem aplica meus costumes em sua vida me ama, e quem me ama estará comigo no paraíso. (Hadith narrado pelo Imam Al-Tirmidhi)

E por fim, mas não menos importante, outra forma de buscar esta proximidade é lendo sobre a vida das pessoas que amavam o Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele), lendo suas poesias e escritos de amor, como o famoso poema Burda e a coletânea de orações Dala’il al-Khayrat, e visitando e buscando a companhia das pessoas que seguem as virtudes proféticas, assim como os túmulos do próprio Profeta (que a paz esteja com ele), dos seus companheiros e dos walis que seguiram seus passos.

Gostou? Quer receber sempre nossas novidades? Clique aqui para se inscrever em nossa newsletter. Caso queira investir nos nossos projetos editoriais, clique aqui.

Foto de Adolfo Félix no Unsplash 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *