Conheça os 99 Nomes de Deus e seus significados.

Ele é Allah, Criador, Onifeitor, Formador. Seus são os mais sublimes atributos. Tudo quanto existe nos céus e na terra glorifica-O, porque é o Poderoso, o Prudentíssimo.”
(Alcorão 59:23-24)

Segundo a tradição islâmica, Deus possui 99 Nomes, que são mencionados regularmente nas orações e meditações dos muçulmanos. 

A fé no Islam parte do pressuposto de que todo ser humano possui um conhecimento intrínseco do seu Criador e um desejo inato de se voltar para Ele. No entanto, esse conhecimento muitas vezes é obscurecido pelas experiências e influências deste mundo terreno.

Apesar de nós termos, no fundo de nossas almas, conhecimento de nosso Senhor, é através da revelação que conseguimos despertar esse conhecimento. O Islam ensina que Deus enviou milhares de profetas para todos os povos do mundo em diferentes épocas ao longo da história. E todos eles traziam a mensagem da crença de que só existe um Deus.

Quem é Allah?

Allah é o termo árabe que significa Deus. Ou, melhor dizendo, “Deus Único”. Afinal, diferente do termo português, que pode ser flexionado em gênero ou número (deuses, deusas, deuzinho, etc), a palavra árabe Allah não possui nenhuma variação.

💡 Por isso, atenção! Diferente do que muitos acreditam, Allah não é o “deus dos muçulmanos”. Ao contrário, o termo também é utilizado por falantes de árabe de outras religiões monoteístas, como cristãos e judeus. Por exemplo, a célebre cantora libanesa, Fairouz, que era católica, possuía uma música em seu CD especial de natal chamado “Ya Oum Allah” (Ó Mãe de Allah), sobre a Virgem Maria. 

As questões de imaan, de fé, são a parte mais importante do Islam. E a crença central do Islam é a crença na Unicidade Divina. 

Para os muçulmanos, Allah é o Deus Único – além do qual não há outro deus. Ele não tem parecido nem igual; não possui pais, filhos, cônjuge nem qualquer associado. Não possui nem começo, nem fim. 

Em um hadith (uma narração da tradição islâmica), o Profeta Muhammad, que a paz esteja com ele, menciona:

“Deus Todo-Poderoso tem noventa e nove nomes – cem menos um, pois Ele é ímpar e ama o ímpar – que todo aquele que os enumerar entrará no paraíso.”

Download aqui de e-books

Basta informar seu e-mail e verificar o link na sua caixa de entrada. 

Por que devemos estudar os 99 Nomes de Deus?

Aprender sobre os 99 nomes de Deus vai além de um exercício intelectual. É um ato de amor e conexão com o Divino. 

Em outra passagem do Alcorão, Deus revela o propósito da criação do ser humano:

“E Eu não criei os jinns e os humanos senão para adorar-Me…” (Alcorão 51:56)

Para adorar algo, precisamos conhecê-lo. Por isso, a busca pelo conhecimento de Deus é uma necessidade existencial de acordo com o Islam. Estudar e refletir sobre os 99 nomes de Deus é essencial para quem busca uma vida espiritual plena.

Ao estudar os nomes de Deus, somos capazes de:

Compreender melhor quem é Allah

Cada nome de Allah revela algo sobre Ele, que contém todos os significados em si. Quando invocamos o “Misericordioso”, devemos lembrar que Ele também é Justo e Rei Absoluto.

Compreender Allah como o único digno de adoração, o existente necessário, o Criador e Sustentador independente de qualquer necessidade, ajuda a cultivar uma conexão mais profunda com Ele.

Compreender quem somos:

Criados à imagem de Deus, refletimos Sua grandeza e perfeição. Dessa forma, o ser humano é o único ser capaz de manifestar, em certa medida e de certo modo, todos os atributos de Deus.

Embora não possamos nos igualar a Ele em Sua totalidade, estudar os nomes de Deus nos faz entender o que deveríamos buscar.

Por exemplo: Um dos nomes divinos é Al-Wahhab – O Generosíssimo. Um ser humano jamais poderá ser tão generoso quanto Deus. Porém, o servo de Deus compreende que, dentro dos limites humanos, deve buscar ser generoso com toda a criação d’Ele.

Por esse motivo, também podemos dizer que os 99 Nomes de Deus servem como um guia para o nosso comportamento.

A participação nos 99 Nomes de Deus segundo Al Ghazali

Ao longo da história, muitos eruditos se dedicaram a estudar, compreender e ensinar os 99 nomes de Deus. Um dos mais célebres, Imam Al-Ghazali, em seu livro Os Noventa e Nove Nomes de Deus, nos explica que, apesar de ser importante entender o significado desses nomes, esse é apenas o nível mais baixo da fé.

O Imam Al-Ghazali nos ensina que há vários níveis de participação nos atributos divinos. Isso vai desde a simples compreensão e crença nos nomes de Deus até o nível da elite, que se dedica à adoração sincera e à busca espiritual.

Esses níveis são:

Ma’rifah/Contemplação: Uma contemplação direta e entendimento de um atributo divino. Nesse nível, a pessoa adquire uma certeza absoluta do poder de Deus e de sua influência.

Ishq/Amor intenso: Um amor apaixonado e admiração pelos atributos de Deus. À medida que a pessoa medita sobre esses atributos, ela gera um amor fervoroso e se esforça para se tornar mais semelhante a Deus, incorporando essas qualidades, o que a aproxima de Deus.

Fana’/extinção: O nível mais elevado de conhecimento, envolve a extinção do próprio ego a ponto de ver tudo como obra da Mão Divina.

Ainda há muito mais para ser dito a respeito dos 99 Nomes de Deus, e certamente o livro homônimo de Al Ghazali é um excelente lugar para começar um estudo. Clique aqui para conhecer essa e outras grandes obras da tradição islâmica.